sábado, 22 de fevereiro de 2014

Dicionário do Ballet - P

 Pas de basque 

Passo no bosque. É um passo alternado em três tempos com um movimento largo de lado a lado. O movimento pode ser feito sauté ou glissé deslizado.
(Faz um rond com uma perna, transfere o peso e passa a outra perna finalizando o passo).

 Pas de bourre

Passo corrido. Faz passadas na meia ou na ponta (junta, abre e fecha) em quinta ou terceira posição. Pode ser executado en avant ou en arrieré.

Pas de bourré pique

È o mesmo procedimento do pas de bourré (junta, abre e fecha), porém suas passadas são realizadas em retire, geralmente começa com coupé derriére. Lembrando que as marcações do retire deve ser sempre feita a frente, isso é uma regra. 
- Pode ser feito Pas de bourré pique em tournant, que é o mesmo procedimento, porém suas passadas são girando.

Pas de chat 

Passo de gato. Um salto rápido e preciso, fechado em quinta ou em terceira posição. 
Através de um demi-plié, as duas pernas pulam fazendo as passadas de uma para outra em retire ao mesmo tempo que avançam de lugar. 

 Pas de cheval 

Passo de cavalo. Consiste em desenvolvel a perna saltando graciosamente. (salto parecido com grand jeté)

Pas de deux, Grand

Dança a dois. Diferente do pas de deux simples que tem uma estrutura definida. Em regra geral o grand pas de deux divide-se em cinco partes: Entrée, Adage, Variation para o bailarino, Variation para a bailarina e o Coda, no qual os dois dançam juntos.

Passé

Um movimento auxiliar no qual o pé da perna que está em movimento passa pelo joelho da perna de apoio, de uma posição para outra.

Pas de valse 

Passo da valsa. É feito com um gracioso balanço do corpo e diversos movimentos com o braço. Pode ser feito de frente ou en tournant.

Penchée, Penché

Inclinar para a frente, levantando a perna de trás, e fazendo o possível para as costas não descerem. No arabesque penché, o corpo deve formar uma linha reta, como um espacato na vertical.

Pivot

(passeio) É um movimento onde faz a rotação do corpo tirando levemente o calcanhar do chão. Pode ser a terre, arabesque, atitude.

 Piqué

Nesse passo deve-se tocar diretamente com a pointe ou demi-pointe do pé que está em movimento em qualquer direção ou posição desejada com o outro pé suspenso no ar.

Pique tourn

Volta picada. Pode ser en dehors (É um giro onde se da um passo com uma das pernas, pica com a outra e executa o giro para fora) ou en dedans (É um giro donde se pica direto e já executa o giro para dentro).

Petit battement sur le cou de pied

Pequenas batidas sobre o colo de pé.

 Pirouette

Rodopiar ou girar rapidamente. Uma volta completa do corpo sobre um pé em demi-pointe ou pointe, sendo conseguida a força impulsora pela combinação de um plié com movimento de cabeça e braços.

 Port de bras 

Movimentos com os braços.

 Promenade

Indica que a bailarina roda vagarosamente em um pé sur place com um ligeiro movimento do calcanhar (do seu partner) para o lado desejado mantendo uma pose definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário