sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Dicionário de Ballet - A



Adage, Adagio 

 Adage é uma palavra francesa derivada do italiano AD AGIO e significa devagar ou com descanso. Os professores ingleses de ballet usam ADAGE, a adaptação francesa, enquanto que os americanos preferem o original italiano. No ballet esta palavra tem dois significados: 

O primeiro: Uma série de exercícios do centro, consistindo de uma sucessão de movimentos lentos e graciosos que podem ser simples ou de caráter muito complexo, executados com fluidez e aparente facilidade. Estes exercícios desenvolvem a capacidade de sustentação, a estética, o equilíbrio e a pose correta, o que permite ao bailarino executar movimentos graciosos e certos. Os principais passos do adágio são pliés, développés, grand fouettés en tournant, dégagés, grandsrond de jambes, rond de jambe en l'air, coupés, battements tendus,attitudes, arabesques, preparação para piruetas e piruetas;

O segundo: A abertura do clássico pas-de-deux no qual a bailarina, ajudada pelo parceiro masculino, executa os movimentos lentos e o bailarino levanta, sustenta ou transporta a bailarina. Esta, assim amparada, pode então exibir sua graça, sua linha e seu perfeito equilíbrio, executando développés, piruetas, arabesques etc; e consegue combinações de passos e poses que seriam impossíveis sem a ajuda do partner.

Air, en l' (en L'air) 

 No ar, indica que um movimento vai ser feito no ar, por exemplo, rond de jambe en l'air;
e indica também que a perna em movimento (após ter sido aberta na segunda ou na quarta posição) será levantada a uma posição de 45ª, 90ª ou 120ª.

Allegro

Significa alegre, vivo, esperto. Para todos os movimentos brilhantes e vivos, obedecem a esta classificação todos os passos de elevação, tais como entrechats,cabrioles, assemblés, jetés etc. As qualidades mais importantes que se deve ter em mira num allegro são: a leveza, a suavidade, o balanço e a vivacidade. 

Allongé

Alongado, estendido, esticado. Exemplo: arabesque allongé.

Aplomb

Aprumo. Dá-se o nome de Aplomb à elegância e ao controle perfeito do corpo e dos pés, conseguido pelo bailarino ao executar o movimento.

Arabesque 

 Arabesco. Uma das poses básicas do ballet, que tira o seu nome de uma forma de ornamento mourisco. No ballet, é uma posição do corpo, apoiado numa só perna que pode estar na vertical ou em demi plié, com a outra perna estendida para trás, sendo que os braços estão estendidos em várias posições harmoniosas criando a linha mais longa possível da ponta dos dedos da mão à dos pés. Os ombros devem ser mantidos retos em frente à linha de direção.
Os arabesques são geralmente empregados para concluir uma fase de passos, tanto nos movimentos lentos do adágio como nos movimentos vivos e alegres do allegro.


Arriére En (En arriére)

Para trás, uma direção para a execução de um passo, ou seja, essa expressão significa que no passo a ser realizado a bailarina (o) deve se locomover para trás.

Avant En (En avant)

 Para a frente, uma direção para a execução de um passo, ou seja, essa expressão significa que no passo a ser realizado a bailarina (o) deve se locomover para frente.

Arrondi

 Arredondado, curvo.

Assemblé 

 Junto ou reunido, é um passo no qual um pé escorrega pelo chão como num tendu e é jogado ao ar, no mesmo momento a bailarina(o) levanta a perna de base esticando a ponta dos pés e ambas as pernas vão ao chão, uma após a outra, em 5ª posição.

Attitude 

Uma pose do ballet tirada por Carlo Blasis da estátua de Mercúrio por Jean Bologne.
É uma posição numa perna só com a outra elevada para trás com o joelho pouco dobrado para trás e bem virada para fora para que o joelho fique mais alto do que o pé. O pé de base pode ser à terre, sur la pointe ou demi-pointe.
 O attitude também pode ser com a perna levantada para a frente (Attitude devant).



Nenhum comentário:

Postar um comentário